Bobó de Camarão


Eis a receita e as dicas que prometi mais cedo. Não reparem a falta de uma lista detalhada de ingredientes e quantidades. Não sou uma profissional, sou somente uma pessoa que gosta de cozinhar e sente prazer em partilhar o resultado com as pessoas queridas.

Então lá vai: eu faço uma boa quantidade com 1 Kg de camarão e 1,5 Kg de mandioca (aipim). Minhas primeiras dicas são para a compra desse material. Compre camarão fresco, de bom tamanho e com casca. Verifique se a mandioca é fresca, sem ressecamentos nas pontas das raízes, nem aqueles rajados verdes. Isso favorece um bom cozimento. Evite deixar que elas batam. Minha avó dizia que isso fazia com que ficassem duras, pelo sim pelo não eu evito.

Os outros ingredientes que uso são: sal, pimenta, louro em pó,  cebola, tomate, limão, temperos frescos como coentro, salsa e cebolinha e azeite. Algumas pessoas tem problemas com o azeite de dendê, ou porque não gostam ou por dificuldade de digestão. É possível usar o azeite de oliva, muda um pouco o sabor original, mas o resultado também é delicioso.

O preparo não é difícil. Primeiro descasque o camarão e reserve as cascas. Limpe e tempere com limão, sal e os temperos que preferir. Deixe na geladeira marinando no tempero. Lave bem as cascas. Coloque-as para cozinhar em uma panela grande com bastante água e um pouco de sal. Depois que ferver por uns 15 minutos tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Quando estiver morna, bata as cascas no liquidificador e depois coe em uma peneira fina. Reserve somente o caldo.

Descasque a mandioca e lave bem. Se preferir deixe um pouco em uma bacia com água. Quando ela é bem fresquinha sempre tem um pouco de terra agarrada nas cascas. Coloque ela para cozinhar no caldo extraído das cascas do camarão. Verifique se ele está com pouco ou muito sal. Em caso de muito acrescente mais água. A mandioca não deve ficar nem salgada demais nem insossa. Depois que ela cozinhar, espere amornar e vá retirando aqueles fios que ela tem no meio. Ela deve estar bem cozida, amolecendo. Vá colocando porções de mandioca com um pouco do caldo do cozimento no liquidificador e bata até obter um creme espesso. Não coloque muito caldo para que não fique ralo demais. Reserve o creme.

Agora a etapa final. Coloque um copo de azeite em uma panela grande, espere esquentar bem e refogue o camarão. Quando eles estiverem com aquela cor rosada, comece a acrescentar os temperos: a pimenta, louro em pó, cebola, tomate, e por último a salsa, cebolinha e coentro frescos. Verifique o sal. Deixe cozinhar um pouco e acrescente o creme de mandioca. Mexa delicadamente enquanto mistura o creme ao molho de camarão, para não deixar grudar no fundo da panela. Quando começar a apresentar a mostrar sinais de fervura pode desligar o fogo, está pronto.

Aqui mais uma dica muito importante para quem prefere o sabor original do azeite de dendê. Quando colocar o dendê para esquentar deixe ele no fogo até ferver, sem acrescentar nada. Quando ferver tampe um pouco para evitar os respingos quentes e deixe ele assim por um tempo (pelo menos uns três minutos). Só depois acrescente o camarão e continue a receita. Fazendo isso o azeite cozinha e diminuí os efeitos de má digestão e azia que às vezes pode provocar.

Outra coisa, evite ficar requentando. Prepare a etapa final já perto de servir. Sirva com arroz branco, sente-se e fique observando feliz os olhares satisfeitos e sonolentos.

Agora estou pensando na sobremesa. Fiquei indecisa entre quindim, que combina mais com o prato, torta de limão, para facilitar a digestão, ou torta alemã, que todos aqui adoram. Qual dessas receitas vocês gostariam que eu postasse amanhã?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s