“Doe Palavras”


Eu participo de muitas redes e fóruns, tentando sempre ler as mensagens com a devida atenção. Ontem li em um desses espaços a divulgação dessa incrível campanha do Instituto Mário Penna, que fica em Minas Gerais e trata de pacientes com câncer. O nome simples e simpático da campanha traduz perfeitamente o convite que fazem: doe algumas poucas palavras de otimismo para os pacientes internados. As mensagens são exibidas em Tvs colocadas nas salas de quimioterapia, radioterapia e nas salas de espera de várias unidades do Instituto.

Como sou curiosa de natureza e profissão fui ver do que se tratava. A proposta é linda e segundo o superintendente geral do Instituto diz no site, elas  “ajudam os pacientes e familiares a enfrentar o tratamento com mais coragem”.  Eu aceitei o convite e convido agora vocês a tentarem também arrumar um tempinho para doar suas próprias palavras a estas pessoas que precisam tanto de apoio e encorajamento.

Não dá trabalho, não custa nada e é bem simples. Tudo é feito pela internet e a mensagem deve ter até 122 caracteres, como no Twitter. Elas podem ser postadas diretamente na página da campanha Doe Palavras (http://www.doepalavras.com.br/) ou pelo seu Twitter, acrescentando a hashtag #doepalavras.  Qem quiser saber mais sobre o Instituto Mario Penna ou sobre os propósitos da campanha Doe Palavras basta seguir o link que coloquei em cada um destes termos.

Talvez você fique acanhado, como eu também fiquei a princípio. O que dizer?  Como escolher as melhores palavras para dar a pessoas em situação de fragilidade emocional. Mas você vai ver que as melhores palavras são as mais simples, que vem do coração. Até porque o espaço é pequeno. E depois que você doar suas primeiras palavras vai perceber que um sentimento muito bom vai se espalhando dentro da gente. Um pequeno gesto que vai ajudar a outra pessoa, desconhecida, sem rosto, e ao mesmo tempo nos faz lembrar que podemos ser solidários de muitas maneiras. Ao estender a mão tocamos o outro e nesse toque percebemos que não estamos sós.

Experimente, ao menos uma vez, e depois diga o que sentiu. Estarei esperando vocês!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s