Os royaltes eleitoreiros


Pela primeira vez desde que começou o horário eleitoral, ouvi alguém falar de royalties de petróleo com alguma sobriedade. Era um candidato a deputado federal do PSOL. Eu já estava muito entediada e me distraindo quando uma frase me chamou a atenção: “mais do que defender royaltes é preciso saber como estão sendo usados!”. Ele entrou imediatamente para a minha lista de candidatos a serem pesquisados. A maioria dos candidatos está dizendo que vai defender os royaltes, que vai impedir o “roubo” do dinheiro do Estado. Mas não explicam porque nem para que. A fala do Deputado Picciani chega a ser ofensiva e xenofóbica. Parece que os outros estados querem “colocar a mão no nosso bolso” e temos que nos defender. Ele pode não ter intenção mas eu me sinto um tanto ofendida com essa postura. Sou carioca, filha de cariocas, por conseqüência fluminense. Mas sou também neta de cearense, de paraibana, afro-descendente, luso-descendente, descendente de indígenas do nordeste, enfim, sou brasileira. Querer o melhor para o Estado do Rio, é natural, é onde vivo, trabalho e crio meus filhos. Mas quero igualmente o bem do país. Se dividir o dinheiro ajudar um primo distante que nunca conheci, sou a favor. Mas  serei sempre contra dividir o povo brasileiro. Não aceito esse incentivo a uma rivalidade que só existe na disputa política por um dinheiro que nunca nos prestam conta de para onde vai.

A lógica apresentada pelos políticos é: se já temos problemas para prestar os serviços essenciais com esse dinheiro, o que fazer sem ele? Bem, que tal rever as contas e os salários da ALERJ? Que tal uma fiscalização constante dos gastos públicos? Uma prestação de contas permanente e pública? Isso parece que ninguém quer. Ou pelo menos não é o que costumo ouvir.

Share

Uma resposta

  1. Parabéns pelo bom senso e pelo texto sobre os royalties do petróleo. Vale espalhar esse modo ‘cidadão’ de pensar e agir.
    Se puder, visite-me em http://pretextoselr.blogspot.com/
    Abraço.

Deixe um comentário

